DUE DILIGENCE
03/07/2023
Existe uma medida extrajudicial chamada DUE DILIGENCE que te ajuda a evitar negociações desvantajosas a longo prazo, e prejuízos reputacionais para você ou sua empresa.
Quando se fala em negociações com terceiros, sejam estas realizadas com empresas ou profissionais autônomos, uma investigação prévia é de extrema importância, principalmente para evitar o risco futuro de prejuízos financeiros e reputacionais.
Embora a confiança entre as partes seja a base de uma contratação, limitar-se somente ao que é informado pela parte interessada é um dos principais motivos que geram o fracasso de um negócio.
Assim, na busca de soluções prévias às negociações, utiliza-se a due diligence como medida preliminar extrajudicial, que consiste na investigação de terceiros a partir de órgãos e documentos oficiais, analisando o histórico da empresa ou profissional autônomo, desde os aspectos financeiros até à reputação dos envolvidos, sejam através de sócios ou partícipes nos atos praticados pelos terceiros.
Esta prática reduz os riscos envolvidos em negociações, aumenta as chances de sucesso no futuro, e principalmente, economiza o seu dinheiro, possibilitando analisar minuciosamente se o seu negócio irá efetivamente gerar o resultado esperado ou ainda as medidas que você precisa tomar para prevenir algum evento indesejado.
Portanto, se você está pensando em mergulhar em um novo negócio ou contrato, lembre-se de adotar a due diligence como prática prévia nas suas negociações.
Carolina Lippel
CASCAES, HIRT & LEIRIA ADVOCACIA EMPRESARIAL
OAB/SC 1.796