DIA INTERNACIONAL DO COOPERATIVISMO
01/07/2021

O dia Internacional do Cooperativismo é comemorado no dia 03 de julho, visando demonstrar para a sociedade os princípios sociais de uma cooperativa e incentivando novos empreendedores a iniciar sua atuação no mercado. 

 

Em 1844, na cidade de Manchester na Inglaterra, foi criada a primeira cooperativa no mundo, denominada “Sociedade dos Probos Pioneiros de Rochdale”, com a união de 28 tecelões objetivando um modelo de negócios para adquirir produtos de primeira necessidade, pois comprando em grandes quantidades conseguiam melhores preços. 

 

No Brasil, a primeira cooperativa foi constituída em 1889 com o nome de “Sociedade Cooperativa Econômica dos Funcionários de Ouro Preto”, favorecendo a expansão da garantia da liberdade de constituição e autonomia.  

 

Com o passar dos anos, o Cooperativismo evoluiu e conquistou novos planos, modificando a forma de pensar da sociedade, do trabalho e do desenvolvimento social, tendo como princípio primordial e basilar a prosperidade conjunta e não apenas individual. 

 

O que difere a Cooperativa de outras empresas é que para sua constituição é necessário de no mínimo 20 cooperados e o seu objetivo comum é a prestação de serviços entre os associados. Atualmente, há sete segmentos de cooperativa:



a) Trabalho, produção de bens e serviços;
b) Infraestrutura;
c) Consumo;
d) Transportes;
e) Saúde;
f) Agropecuária
g) Crédito 


O Cooperativismo pauta-se em valores éticos e sustentáveis, ajuda mútua, responsabilidades, igualdade, honestidade, solidariedade, transparência, preservação ambiental e responsabilidade social, ou seja, é um valor essencial para o bem comum de todos. 


 

A igualdade nos une, a cooperação nos fortalece.”

 

KAMILA HENNING ROSSATO DA COSTA 
CASCAES, HIRT & LEIRIA ADVOCACIA EMPRESARIAL

OAB/SC 1.796



2024 CASCAES, HIRT & LEIRIA - ADVOCACIA & ASSESSORIA EMPRESARIAL - OAB/SC 1796/2011 WTEK TECNOLOGIA