VOCÊ SABE O QUE É MAIS-VALIA OU GOODWILL?
01/06/2023
Quando você está analisando o valor de uma empresa, sempre são mencionados termos contábeis como ativo e passivo, e patrimônio líquido.
Pois bem, sem adentrar na conceituação técnica, vamos às definições:
ATIVO: representa os bens e direitos da sociedade (dinheiro, investimentos, máquinas etc.);
PASSIVO: representa as obrigações assumidas com terceiros (colaboradores, fornecedores, tributos etc.);
PATRIMÔNIO LÍQUIDO: traduz o valor patrimonial da empresa, pela diferença entre o ativo e o passivo.
Todavia, não é raro que o valor econômico da empresa seja superior a esta métrica, ou seja, o resultado da soma individual de cada ativo e a subtração individual de cada passivo não é indicativo adequado para fins de apuração do seu valor econômico.
O conceito de Mais-valia ou Goodwill objetiva traduzir esta situação, pois grande parte das empresas tem um valor econômico maior do que seu valor patrimonial. E aqui a referência não está nos bens incorpóreos – que por sua natureza devem estar registrados no patrimônio da empresa – mas na ideia de que o complexo de bens e direitos organizados entre si cria um “novo bem” com valor independente daqueles, diretamente influenciado pela capacidade de geração de caixa da empresa.
Empresas de tecnologia tendem a representar bem um setor da economia em que a mais-valia está quase sempre presente, na medida em que seu valor econômico é muito diferente do seu valor patrimonial. Em contrapartida, as holdings imobiliárias puras tendem a ter um valor patrimonial similar ao valor econômico, haja vista que a sua geração de caixa está diretamente limitada ao valor dos bens próprios administrados.
Eduardo Hirt
CASCAES, HIRT & LEIRIA ADVOCACIA EMPRESARIAL
OAB/SC 1.796